quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Filosoficamente

Apesar de antigo, o mito da caverna (do livro A República de Platão) http://www.geocities.com/Wellesley/Atrium/4886/filos15.htm tem muito haver com a sociedade de hoje, onde nos limitamos diante de uma realidade que nos é imposta por meios de comunicações em massa. A televisão, internet, jornais, vem nos bombardeando com informações e padrões que às vezes se distanciam da nossa realidade, são padrões de beleza, moda, que muitas vezes não questionamos, apenas deixamos que entre em nossas casas para admirarmos e aceitarmos como regra.
Essas são as algemas que nos prendem na caverna da atualidade, que faz com que criemos um pensamento limitado sobre nós e as coisas do mundo. Pensamento esse que só será rompido quando dermos conta que vivemos na bola-de-neve de um sistema capitalista que a todo instante manipula e aliena.
Vemos o que querem que vejamos, e acreditamos naquilo que vemos, e chega um ponto que não controlamos e as sombras, as limitações crescem, e a capacidade de questionarmos se atrofia. É como a lei do uso e desuso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente tudo isso já faz parte de nossas vidas e nós nem nos damos mais conta!
Mas sempre vale apena pensar e ser diferente, é isso q nos faz enxergar a luz de dentro da caverna!
Abraços....

Valew pelo comentário lah no Desobedeça!

Magno Wert disse...

O que temos que compreender é
que todos somos cumplices..
-ninguem é inocente!
Ficará cada vez pior...

Eu realmente torço pelo contrario

Thaisinha... disse...

O que se usa mais: usa ou desusa?
Continuará assim. Onde se instituiu um sistema capitalista jamais conquistará por todo um outro sistema; igualitário.